De autoria dos vereadores José da Paixão e Maciel Sousa, e conta com o apoio dos parlamentares, Altair Albuquerque, Elenilson Tilit e Lurdes Costa Marques, a propositura apresentada ao prefeito Leandro Félix solicitando a ampliação e integração do sistema de vigilância proativa, por meio do qual câmeras de monitoramento com a tecnologia de reconhecimento facial, que seriam instaladas no terminal rodoviário e no saguão de embarque e desembarque do aeroporto municipal. A proposta, é que estas permaneçam também integrada ao sistema de segurança nacional, que é voltado a identificação de indivíduos com histórico criminal e mandados em de prisão em aberto.
Em justificativa ao pedido, os parlamentares também argumentam que o atendimento a solicitação dará respostas efetivas as demandas do município e, consequentemente, do Estado. As instalações seriam efetuadas de acordo com estudo prévio, realizado com a equipe técnica da prefeitura, conjuntamente com policiais destacados pelo Comando Regional da PM.
Os parlamentares também consideram, que a implementação do projeto também irá contribuir expressivamente para aumentar os índices de segurança, de forma altamente precisa, tendo em vista que o funcionamento de um sistema de reconhecimento facial é baseado em softwares e algoritmos que fazem o mapeamento de padrões nos rostos dos indivíduos. Ou seja, o leitor facial identifica características exclusivas da face de uma pessoa, que dentre os inúmeros benefícios, destaque-se: a melhoria da informação entre as instituições de segurança pública e Secretarias do Estado; a eficácia operacional junto aos órgãos; o trabalho das equipes de fiscalização; na Gestão da Segurança da Informação e a melhoria das ações de inteligência no setor de transporte/trânsito.