O projeto está sendo executado nas dependências do 1º Esquadrão de Policiamento MontadoA obras de construção do espaço destinado a tratamentos de equoterapia (terapia feita com auxílio de cavalos, trazendo uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação) já foram iniciadas. O município de Nova Mutum assinou a ordem de serviço para a empresa Voma Construções Eireli, que terá 180 dias para concluir a obra. A Gestão Municipal está investindo mais de R$ 1 milhão com o intuito de garantir o desenvolvimento biopsicossocial para habilitar ou reabilitar pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais.O projeto está sendo executado nas dependências do 1º Esquadrão de Policiamento Montado (EIPMON), localizado na Av. Perimetral das Samambaias, região norte do município, com 800 metros quadrados de construção. A obra compreende pista de areia para as atividades práticas, área de instrução, administrativa, selaria, alojamento destinado aos animais, banheiros adaptados, brinquedoteca, sala de espera e de reuniões.
“Estamos contentes com o início das obras deste importante projeto social. A equoterapia é um método terapêutico educacional com resultados comprovados, que com certeza irá contribuir com o desenvolvimento das crianças” – evidenciou o Prefeito Leandro Félix.
Com o auxílio de uma equipe multidisciplinar, as crianças autistas, portadoras da Síndrome de Down ou mesmo com deficit de aprendizagem terão atendimento especial com a atenção de psicólogos e fisioterapeutas, com tratamento dos mais diversos tipos de comprometimentos motores.
O cavalo é utilizado porque transmite uma sensação de força e poder, além de reportar as pessoas a lembranças inconscientes de embalo e proteção.