Para amenizar o calor e manter o corpo hidratado nesse período de seca, além de muita água, os sucos são uma boa pedida. Em Cuiabá, por exemplo, as frutarias estão movimentadas, especialmente, as que apresentam grande variedade e combinações de sabores.
Há mais de 30 anos funcionando em Cuiabá, a frutaria Marília é uma delas. Uma das funcionárias, Jaqueline Pereira, contou que os mais procurados são os detox dos sabores clorofila, laranja, espinafre, agrião, couve, hortelã e manjericão.
Outro procurado é diurético composto por melancia, água de coco e limão. Já o “energético”, composto por cenoura, maçã e limão, também caiu no gosto dos clientes.
Há ainda combinações como água de coco com limão e beterraba e água de coco com maracujá e couve. E maracujá, cacau e água de coco.
Já no calor do Centro, Danielle Muniz, que há 10 anos trabalha com vendas de sucos ao lado da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá ( igreja matriz), contou ao , que as vendas aumentaram nesta época do ano.
Segundo ela, em maio e junho as vendas foram fracas, mas que em agosto, dispararam. O público é variados, abrangendo pessoas de todas as idades que passam pelo local.
Diane Gomes Guimarães, 41, é uma delas. De Peixoto de Azevedo (691 km ao norte de Cuiabá), mãe de 2 filhos, Mateus Rafael G. Rodrigues, 19 e do Henzo Natan G. da Silva, ela passa por ali a cada 2 meses, quando vem para acompanhar o tratamento de saúde de um dos meninos.
Para se refrescar, para na banca da Danielle. “Se eu vir para Cuiabá e não tomar este suco, é como se não tivesse aqui. Sou cliente fiel” relata Diana.
Já em outro ponto, na avenida Isaac Póvoas, Jocilene de Souza, gerente do guaraná Maués, contou ao que a bebida mais procurada pela população cuiabana é o xarope de guaraná. Na bebida é acrescentado limão e pó de guaraná.
“Temos nossos clientes fiéis que não deixam de passar por aqui para tomar o suco”, finalizou.