Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso dessa terça-feira (6) o governador Mauro Mendes e o secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia homologou o decreto de situação de emergência no município de Poconé (104 km ao Sul) por conta da seca.
A cidade é uma das que vem enfrentando, nas últimas semanas, problemas com as queimadas no Pantanal. Diversas equipes do Corpo de Bombeiros têm atuado no combate aos incêndios florestais na região, situação que se agravou por causa da seca. O decreto municipal é do último dia 4 de julho.
Consta no documento que “o Município de Poconé vem enfrentando uma seca prolongada que tem causado sérios impactos na agricultura, abastecimento de água, saúde pública e bem-estar da população”, além de também estar afetando o meio ambiente.
Com base nisso foi apontada a “necessidade de mobilização e coordenação de esforços entre as diversas secretarias municipais, órgãos estaduais e federais, bem como a sociedade civil, para enfrentar a situação no período de seca”.
A homologação do decreto foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta semana e, no documento, foi estipulado um prazo de 180 para a vigência do decreto, ininterruptos, “contados a partir da caracterização do desastre, vedada a prorrogação dos prazos”.