O novo Centro de Detenção de Nova Mutum deverá ser construído em área afastada da cidade com capacidade para 432 reeducandos.
O município de Nova Mutum está firmando uma parceria com o Governo do Estado para retirada da Cadeia Pública do centro da cidade.
A proposta apresentada pelo Prefeito Leandro Félix, juntamente com o Secretário de Segurança Pública de Mato Grosso Alexandre Bustamante, ao Governador Mauro Mendes é a construção de um moderno Centro de Detenção com 432 vagas.
O Prefeito Leandro Félix argumenta, que a Cadeia Pública está localizada no centro da cidade causando insegurança para a sociedade, próxima a escolas e residências. A unidade prisional provoca outros inconvenientes como o esgoto a céu aberto. O local precisa ser mudado pois a estrutura é antiga e não comporta o número de detentos.
O projeto que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Segurança é amplo e moderno, seguindo os moldes do recém inaugurado no município de Várzea Grande. O novo Centro de Detenção de Nova Mutum deverá ser construído em área afastada da cidade. Neste projeto será contemplado ainda com um anexo para os presos trabalharem durante o dia.