Governo do Estado prepara construção de ponte com 80 metros na rodovia 140 em Mato Grosso

O governo do Estado abriu um procedimento licitatório, na modalidade regime diferenciado de contratação, para selecionar a empreiteira que ficará responsável pela construção da ponte sobre o Ribeirão Piabás, na MT-140. A obra será edificada entre os municípios de Planalto da Serra e Rosário Oeste.

A ponte terá 80 metros de comprimento por 8,8 de largura. O valor de investimento estimado é de R$ 5,3 milhões. As propostas das empresas serão recebidas no dia 6 de dezembro e a que vencer a licitação terá 240 dias para concluir a obra.

É a segunda ponte na MT-140 que governo do Estado licita em menos de um mês. No final de outubro, foi aberto um procedimento licitatório para selecionar a empresa que ficará responsável pela construção da ponte de concreto sobre o rio Von Den Steinen, em Nova Ubiratã (165 quilômetros de Sinop). O investimento previsto no edital de regime diferenciado de contratação é de R$ 3,9 milhões.

A ponte terá uma extensão de 50 metros por 8,80 de largura, totalizando uma estrutura de 444 metros quadrados. No edital de licitação, o governo do Estado diz que a obra representa a “remoção de obstáculo físico que vem causando diversos transtornos à população e que trará diversos benefícios à região em questão, colaborando com o escoamento da produção, impulsionando a economia local, além de garantir melhoria na qualidade de vida da população”.

O governo ainda justifica que a região tem uma economia baseada principalmente na agropecuária, com um intenso fluxo de veículos trafegando por suas estradas. “Além disso, está em fase avançada a obra de pavimentação do segmento que contempla esta ponte, de forma que se torna de suma importância a construção dela em concreto”.

Em Mato Grosso, estão sendo construídas 21 novas pontes de concreto com mais de 100 metros de extensão em diversas regiões de Mato Grosso. As novas obras irão eliminar pontes de madeira, substituir balsas e criar novos caminhos para o transporte de pessoas e de cargas.

A maior ponte sendo construída no momento pela secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística tem 691 metros de extensão e atravessa o Rio Teles Pires, na MT-419, entre Novo Mundo e Carlinda. A ponte, que irá substituir uma balsa, está ainda na fase inicial das obras e deve ficar pronta em 2024.

Outra ponte de grande porte também está sendo construída sobre o Rio Teles Pires, na MT-325, entre Alta Floresta e a divisa com o Pará, substituindo outra balsa. Com 550 metros de extensão, 31% da obra já foram executados pela empresa contratada.

A terceira maior ponte em construção está localizada na região do Norte Araguaia, sobre o Rio Comandante Fontoura, na MT-430 que liga os municípios de São José do Xingu e Vila Rica. A ponte tem 300 metros de extensão e encontra-se com aproximadamente 25% de sua estrutura finalizada. Em Aripuanã, uma ponte de madeira está sendo substituída por uma unidade de concreto com 240 metros de extensão, na MT-208. A obra já superou 50% de sua execução.

Uma das principais pontes em construção é uma de 240 metros sobre o Rio Arinos, na MT-242 que liga Itanhangá e Brasnorte. Importante rota para ligar o médio-norte com o Vale do Arinos, já foram executados cerca de 15% dos trabalhos, informou a assessoria do governo de Mato Grosso.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias