O INDEA-MT, ULE de Jangada, alerta aos produtores, pecuaristas de Jangada, para a necessidade, mesmo que seja facultativa, da vacinação do rebanho contra a Raiva Herbívora.
Existe circulação viral nas áreas rurais, onde teve focos no mês de Dezembro/2021; em Janeiro/2023 e Janeiro/2024, confirmado em Jangada-MT, quando até em um raio de 12 km da propriedade foco, torna-se obrigatória a vacinação e o reforço da vacina no rebanho.
Orientações
O animal contaminado apresenta sintomas como apatia, isolamento do restante do rebanho, agressividade, andar cambaleante, dificuldade para engolir líquidos, paralisia dos membros, e outros.
O controle da raiva dos herbívoros se dá com a vacinação preventiva do rebanho. O Indea realiza o controle populacional do morcego hematófago, com a captura dos morcegos nas propriedades.
O Indea alerta para que os produtores comuniquem a vacinação do rebanho bovino contra raiva, nos escritórios do Instituto, e em casos de suspeita, recomenda-se isolar o animal do restante do rebanho, nunca manipular o animal, comunicar a suspeita ao serviço sanitário oficial e procurar a Secretaria Municipal de Saúde.
Em caso de dúvidas, denúncias e/ou notificações o produtor(a), do município de Jangada-MT, deverá ligar na ULE, pelo telefone: 65 3344-1198 ou enviar e-mail para: [email protected].