Apreensões na região de fronteira entre Mato Grosso e Bolívia somam R$1,6 bilhão nos últimos 5 anos. O valor abrange itens de contrabando, drogas, veículos, aeronaves e dinheiro nacional e estrangeiro encontrados em ações do Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), responsável pela segurança na região.
Durante o período de 2019 a 2024, as ações retiraram 71 toneladas de entorpecentes, a maioria pasta base de cocaína e cloridrato de cocaína. Também foram apreendidas 288 armas de fogo, 7.163 munições, 64 aeronaves e recuperados/apreendidos 1.900 veículos.
Além disso, foram presos 1.073 m³ de madeira e 662 quilos de produtos oriundos de contrabando e/ou descaminho.
No período, o Gefron também atuou na prisão de 2.331 pessoas, sendo 2.207 brasileiras e 124 bolivianas. Além disso, 264 ordens judiciais foram cumpridas
O secretário de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, coronel César Roveri, enfatiza que as ações de enfrentamento à criminalidade foram fortalecidas na gestão atual do governo, seguindo a determinação de tolerância zero à criminalidade.
“Desde 2019, as forças de segurança vêm recebendo grandes investimentos do Governo do Estado em armamento, viaturas, tecnologia e infraestrutura. Esses recursos fortalecem o policiamento especializado na fronteira e visam reprimir o narcotráfico e outros crimes transfronteiriços”, destaca.