Após mais de três meses com muitos temporais e ventanias acompanhados de calor e sensação de tempo abafado, o primeiro frio do ano já tem data marcada para chegar à Capital mato-grossense. Segundo previsões do ClimaTempo, mesmo com uma semana de antecedência, é possível prever que o feriado prolongado de Tiradentes será gelado para os cuiabanos e grande parte de MT.
Isso ocorre porque o ar quente úmido da região facilita o crescimento de nuvens carregadas. Nesse cenário, a primeira massa de ar frio chega ao Estado oficializando o outono. Uma vez que especialistas acreditam que a mudança será expressiva para a mudança de estações, trocando as condições úmidas e quentes para secas e frias. Com isso, haverá um resfriamento intenso em alguns pontos do estado e suave em outros.
As previsões apontam que o frio deve chegar já na sexta-feira (21) os termômetros devem marcar entre 16 e 26 graus, com sol e aumento de nuvens de manhã, seguidos de pancadas de chuva à tarde e à noite. Apesar de temperaturas mais baixas, a umidade relativa do ar será de 69%. No sábado (22), as temperatura caem novamente e a mínima deve chegar a 14 graus, a máxima não deve ultrapassar 27 graus. Há chances de aumento de nuvens de manhã e pancadas de chuva com trovoadas a qualquer hora. A umidade poderá atingir 73%.
O domingo (23) será o recorde de baixa temperatura registrada no ano, será mínima de 12 graus, e máxima de 27 graus. A umidade deve chegar a 76% com chuva a qualquer hora do dia e da noite e muitas nuvens no céu.
A segunda-feira (24), deverá permanecer gelada. Com poucos períodos de sol e muitas nuvens, seguido de chuva à tarde e à noite. As temperaturas oslicam entre 13 e 30 graus, enquanto a umidade volta a registrar 74%. Na terça-feira (25), haverá uma ligeira alta na temperatura, que deve variar entre 17 e 31 graus. Previsões indicam ainda a possibilidade de pancadas de chuva e umidade chegando a 86%.