No dia 21 de maio de 2023, às 12 horas, os policiais militares do 7º BPM receberam um chamado via telefone funcional do chefe de operações do CISP. A informação recebida era de que havia atividades suspeitas na Fazenda Paiolandia, localizada na estrada da Vaca Mocha, no distrito de Bauxi. Transeuntes que passavam pelo local haviam relatado tais movimentações estranhas.
Os policiais militares lotados no município de Jangada foram até a fazenda com o apoio dos policiais militares do município de Acorizal. Ao chegarem à porteira da propriedade, avistaram um veículo Corsa Classic branco com dois ocupantes dentro.
Ao receberem a ordem de parada emitida pelos policiais, os indivíduos desceram do veículo e começaram a disparar contra as guarnições. Os policiais reagiram ao ataque injustificado, mas não conseguiram acertar nenhum dos agressores. Os criminosos fugiram pela mata que ficava às margens da estrada, e seu paradeiro é desconhecido.
Na sede da fazenda, os policiais encontraram as vítimas abrigadas em um cômodo da casa, todas deitadas no chão e em estado de pânico.
As vítimas relataram aos policiais que, por volta do meio-dia, um homem em um veículo Fiat Strada branco se aproximou da sede da fazenda perguntando se eles haviam avistado um bezerro que supostamente teria escapado na estrada. As vítimas responderam que não haviam visto nenhum animal e sugeriram que o homem verificasse o gado que estava preso no curral.
Logo em seguida, o segundo suspeito chegou ao local e anunciou o assalto.
As vítimas contaram que, após o ocorrido, os criminosos as prenderam dentro de um quarto e começaram a carregar o gado, que estava no curral, em um caminhão boiadeiro pertencente à propriedade.
No entanto, o caminhão boiadeiro não estava mais na fazenda. Os policiais de Acorizal foram até às margens da rodovia MT 246, onde encontraram o caminhão parado com três suspeitos trocando um pneu furado.
Os policiais detiveram imediatamente os suspeitos.
O motorista afirmou aos policiais que havia sido contratado para conduzir o caminhão até a cidade de Jangada, mas não sabia o nome do contratante.
Os suspeitos foram presos e levados, juntamente com as vítimas, para a Delegacia de Polícia de Rosário Oeste, onde serão tomadas as medidas legais necessárias para o caso.