Dia de Nossa Senhora Aparecida: a história da santa padroeira do Brasil

Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, é uma das figuras mais importantes da devoção católica no país. Sua festa é celebrada em 12 de outubro e reúne milhares de fiéis em homenagens e procissões, especialmente na Basílica de Aparecida, no Vale do Paraíba (SP).

A seguir, conheça a história da santa, que teve início no século 18, e entenda por que o dia 12 de outubro se tornou uma data tão simbólica…

O “Milagre dos Peixes” e o início da devoção

Descoberta da imagem. Em outubro de 1717, os pescadores João Alves, Felipe Pedroso e Domingos Garcia, enquanto tentavam pescar no rio Paraíba do Sul, encontraram uma estátua sacra de Nossa Senhora da Conceição, inicialmente sem cabeça. Mais tarde, pescaram a cabeça da imagem.

Milagre. Após recolherem a imagem, os pescadores tiveram uma pesca abundante, o que foi visto como um milagre. Esse episódio, conhecido como o “Milagre dos Peixes”, deu início à devoção popular à santa.

Primeira morada. A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi abrigada na casa de Felipe Pedroso, um dos pescadores, onde começaram as orações e os cultos…

A construção dos templos

Primeira igreja. Em 1743, foi aprovada a construção de uma pequena igreja para abrigar a imagem da santa.

Basílica Velha. Com o aumento do número de devotos, em 1888, foi inaugurada a Basílica Velha, um templo maior e mais imponente.

Basílica de Aparecida. Em 1980, a atual Basílica de Nossa Senhora Aparecida foi consagrada pelo papa João Paulo 2º, consolidando-se como o principal centro de devoção à santa no Brasil.
A cor negra da santa

Aparência da imagem. A imagem resgatada do rio estava enegrecida, o que levou à sua associação com a população negra do Brasil, especialmente durante o período da escravidão.

Devoção popular. A devoção a Nossa Senhora Aparecida cresceu organicamente entre as comunidades, principalmente entre os escravizados, como no episódio do escravizado Zacarias, que teve suas correntes quebradas enquanto rezava à santa.

O feriado de 12 de outubro

Origem da data. Embora a descoberta da imagem tenha ocorrido em outubro de 1717, o dia 12 de outubro foi oficializado como a data de celebração em 1930, quando Nossa Senhora Aparecida foi proclamada padroeira do Brasil.

Eventos históricos. A data também coincide com a chegada de Cristóvão Colombo à América, em 12 de outubro de 1492, e com a aclamação de Dom Pedro I como imperador do Brasil, em 1822.

Oração a Nossa Senhora Aparecida

Ó Maria Santíssima, pelos méritos de Nosso Senhor Jesus Cristo, em vossa querida imagem de Aparecida, espalhai inúmeros benefícios sobre todo o Brasil. Eu, embora indigno de pertencer ao número de vossos filhos e filhas, mas cheio do desejo de participar dos benefícios de vossa misericórdia, prostrado a vossos pés, consagro-vos o meu entendimento, para que sempre pense no amor que mereceis; consagro-vos a minha língua para que sempre vos louve e propague a vossa devoção; consagro-vos o meu coração, para que, depois de Deus, vos ame sobre todas as coisas.

Recebei-me, ó Rainha incomparável, vós que o Cristo crucificado deu-nos por Mãe, no ditoso número de vossos filhos e filhas; acolhei-me debaixo de vossa proteção; socorrei-me em todas as minhas necessidades, espirituais e temporais, sobretudo na hora de minha morte. Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias

Depois de trabalhadores da limpeza urbana de Cuiabá ameaçarem paralisar as atividades, um acordo foi mediante pagamento de de benefícios como o vale-transporte efetuado pela Locar

plugins premium WordPress