
O delegado Vitor Hugo Teixeira deixou o comando da Secretaria de Estado de Justiça nesta quarta-feira (11), após pouco mais de um ano à frente da pasta, recriada em janeiro de 2025. A saída foi a pedido do próprio delegado, que recebeu agradecimentos do governador Mauro Mendes e do vice-governador Otaviano Pivetta pela dedicação e resultados alcançados no período.
ante sua gestão, Vitor Hugo foi responsável pela ampliação do número de vagas no sistema prisional, pela realização de 954 operações em unidades prisionais e pela redução de 29% nas fugas entre 2024 e 2025.
O cargo será assumido pelo também delegado Valter Furtado, que atualmente ocupa a função de adjunto de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Sesp). A nomeação oficial está prevista para o dia 18 de fevereiro, após o feriado de Carnaval.
Perfil do novo secretário
Valter Furtado é graduado em Direito pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), pós-graduado em Direito Penal e Processo Penal pela Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso (2011) e em Gestão de Segurança Pública (2017) pela Escola de Governo de Mato Grosso.
Ingressou na Polícia Judiciária Civil (PJC-MT) em 2007, por meio de concurso público, e atuou nas delegacias de Brasnorte, Sapezal e na Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (Derfva), em Cuiabá.
Furtado também integrou o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), onde foi supervisor geral, comandante de helicóptero, instrutor de voo e checador credenciado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).


