O primeiro viaduto para viabilizar a ferrovia estadual Vicente Vuolo está concluído. A obra é sobre a BR-163 em Rondonópolis e foi feita em aproximadamente seis meses, sem interromper o tráfego da rodovia. Pelo viaduto passarão os trens e vagões que levarão soja, milho, algodão e outros produtos de Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e demais cidades até Rondonópolis e, de lá, para São Paulo via malha ferroviária nacional.
A próxima etapa é iniciar a terraplanagem e a drenagem dos primeiros 211 km de trilhos previstos até Campo Verde e em seguida até Cuiabá. O investimento nesse trecho ficará entre R$ 4 bilhões, segundo a Rumo, que executa as obras. A expectativa é que as operações ferroviárias comecem dentro de 3 anos e os trilhos devem ‘chegar’ a Lucas do Rio Verde, seu último trecho, em 2030.
O projeto total, que terá 730 km de extensão, ligando o Norte ao Sul do estado, conectando com a operação que leva ao Porto de Santos. São dois ramais, um ligando Rondonópolis até Cuiabá e outro ligando Rondonópolis passando por Nova Mutum até Lucas.
A companhia prevê investir entre até R$ 15 bilhões e os trilhos vão passar por 16 municípios. A capacidade instalada nesse trecho ficará entre 32 milhões e 35 milhões de toneladas por ano.