Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) aprovou censura ao deputado Gilberto Cattani (PL) por comparar a gravidez de mulheres à gestação de vacas.
Decisão pela censura do deputado foi proferida durante reunião na tarde desta quarta-feira (6). Punição equivale a repúdio dirigido ao deputado por suas falas.
Durante reunião, deputados que compõem a Comissão votaram pela manutenção do sigilo de votos. Grupo é presidido pela deputada Janaira Riva (MDB) e Max Russi (PSD) na corregedoria. São membros os deputados Diego Guimarães (Republicanos), Júlio Campos (União Brasil) e Elizeu Nascimento (PL).
Comissão foi instalada em junho deste ano após fala do deputado comparando a gestação de mulheres à de vacas viralizar por meio de vídeo. Após o episódio, Cattani ironizou a situação por diversas vezes.
Em um de suas manifestações, o deputado gravou vídeo se desculpando com vacas em um pasto pela comparação. Cattani também registrou imagens junto a sua esposa na qual a mulher mugia, ironizando a discussão.