Corinthians e Cruzeiro decidiram a final da Copa São Paulo de Futebol Júnior esta tarde — data do 470º aniversário da cidade de São Paulo. Com bom público na Neo Química Arena, o Timão contou com gol de Kayke na reta final para vencer por 1 a 0 e sagrar-se campeão.
Assim, o maior campeão da história da Copinha conquista o 11º título de sua história no torneio — venceu anteriormente em 1969, 1970, 1995, 1999, 2004, 2005, 2009, 2012, 2015 e 2017. Além disso, encerra jejum de cinco anos sem levantar a taça da competição de base mais tradicional do país.
Na campanha, a equipe treinada por Danilo venceu sete dos nove compromissos disputados, além de dois empates. Líder do Grupo 10, o Alvinegro eliminou Guarani, Atlético-GO, CRB, América-MG e Novorizontino antes de bater o Cabuloso na decisão.
Por outro lado, o Cruzeiro, que voltou a disputar uma final de Copinha após 17 anos — foi campeão em 2007 —, amarga o primeiro vice-campeonato na competição. Em nove jogos, foram sete triunfos, uma igualdade e uma derrota.
Em primeiro tempo movimentado, o Cruzeiro foi quem mais esteve próximo de abrir o placar. Logo aos nove minutos, a equipe mineira saiu em contra-ataque e a bola chegou até Xavier, que cortou para dentro e bateu. O goleiro Felipe Longo deu rebote, e Arthur, livre de marcação, desperdiçou grande chance.
A resposta do Corinthians aconteceu três minutos mais tarde. Depois de boa troca de passes, Léo Maná recebeu de Higor dentro da área, mas pegou mal na bola no momento do chute e acabou isolando. Aos 20, Vitinho cobrou falta com perigo, rente à trave da meta corintiana.
Ainda antes do fim da etapa inicial, o Timão teve duas oportunidades de ir para o intervalo na frente. Aos 42 minutos, Kayke encontrou Pedrinho, que ficou com a sobra após bate e rebate na área, mas finalizou por cima do gol. Aos 45, foi a vez de Higor ficar com a bola, que saiu pela linha de fundo.
No início do tempo complementar, a Raposa assustou o torcedor presente na Neo Química Arena logo aos dez minutos. Jhosefer disparou pela direita, invadiu a área e rolou para Gui Meira, que finalizou de primeira, mas a bola explodiu na defesa do Corinthians.
Aos 20, o próprio Jhosefer aproveitou espirrada da bola na entrada da área e bateu perto da trave alvinegra. Três minutos depois, foi a vez de Vitinho arriscar de fora, mas parou em boa defesa de Felipe Longo. Na sequência, Tevis ficou com a sobra e tocou com categoria para marcar para o Cruzeiro, mas o lance foi anulado por falta no goleiro corintiano.
Por fim, o título foi definido já aos 39 minutos do segundo tempo. Kayke dominou na entrada da área, cortou para dentro e bateu colocado, no ângulo do goleiro Otávio, para marcar um belo gol e dar o 11º troféu da Copinha ao Timão.