CIRCUITO NELORE DE QUALIDADE AVALIOU MAIS DE 1.000 ANIMAIS EM DIAMANTINO (MT)

Nos dias 21 e 22 de novembro, a unidade Friboi em Diamantino (MT) sediou a 28ª etapa nacional do Circuito Nelore de Qualidade 2023.
Durante o evento, 1.052 animais foram submetidos à avaliação, sendo 626 machos não castrados e 426 fêmeas, todos terminados em confinamento.
A realização desta etapa foi fruto da colaboração entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), a Associação dos Criadores de Nelore do Mato Grosso (ACNMT) e o Frigorífico Friboi. O apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal foi fundamental para o evento, que contou com a participação de nove pecuaristas.
“Ficamos impressionados com a qualidade dos animais avaliados, tanto machos quanto fêmeas, que se destacaram pela robustez de seus pesos e pela ótima cobertura de gordura nas carcaças. Os resultados obtidos nessa etapa refletem o comprometimento dos neloristas e a eficiência das práticas de manejo adotadas”, comenta Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB.
Melhor Lote de Carcaças de Machos – Entre os machos avaliados, 55% apresentaram até dois dentes incisivos permanentes, indicando uma média de idade em torno de 2 anos.
Além disso, 81% dos animais atingiram mais de 20 arrobas, com uma média de 22 arrobas. A avaliação ainda apontou que 75% dos machos exibiram cobertura de gordura mediana ou uniforme.
Willian Martins Cardoso, da Fazenda Nossa Senhora Aparecida (Diamantino/MT), foi honrado com a Medalha de Ouro, enquanto a Medalha de Prata foi concedida a Klaus Valter Starke, da Fazenda Guimarães (Lucas do Rio Verde, MT). Denise Conceição Zottis Boscoli, da Fazenda Bragança (Lucas do Rio Verde, MT), recebeu a Medalha de Bronze.
Quanto ao peso, 86% das fêmeas possuíam mais de 15 arrobas, com uma média de 16,5 arrobas. Além disso, a análise indicou que 98% das fêmeas exibiram cobertura de gordura mediana ou uniforme.
A Medalha de Ouro foi concedida à Global Pecuária Ltda. da Fazenda Encantado IV (Sapezal, MT). Denise Conceição Zottis Boscoli, da Fazenda Bragança (Lucas do Rio Verde, MT), recebeu a Medalha de Prata, destacando seu compromisso na criação Nelore. Albano Expedito Penteado Borges, da Fazenda Guimarães (Lucas do Rio Verde/MT) foi agraciado com a Medalha de Bronze.
Além dessas distinções, os três lotes mencionados conquistaram a Medalha Ouro Branco, adicional da qualidade e uniformidade dos animais apresentados nos lotes.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias