
Um ciclone extratropical levou o Climatempo a emitir um alerta para 10 estados do país, incluindo Mato Grosso. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também reforçou o aviso de fortes chuvas em todo o território mato-grossense nesta quarta-feira (10).
O fenômeno climático teve início no Rio Grande do Sul e avança em direção aos litorais de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e às regiões serranas e ao sul do Rio de Janeiro. Além dos estados costeiros, a instabilidade também alcança áreas de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
De acordo com os meteorologistas, o sistema estimula a formação de nuvens do tipo cumulonimbus, caracterizadas por grande extensão vertical e capazes de provocar chuva intensa em curto tempo, além de raios, rajadas agressivas de vento e queda de granizo.
A rápida queda da pressão atmosférica favorece ainda a formação de vendavais, microexplosões e até tornados de baixa escala. Apesar disso, entre os estados da região Centro-Oeste, Mato Grosso é o que deve sentir os efeitos mais amenos do ciclone.
Além da ventania, há um alerta amarelo de chuva variando entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm/dia. Os riscos incluem cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

