Um casal de catadores de recicláveis foi detido na noite de hoje após entregar alimentos vencidos para cerca de 16 alunos da escola estadual Darcy Ribeiro na cidade de Guarantã do Norte. Algumas crianças chegaram a serem internadas com intoxicação, mas foram medicadas e liberadas em seguida.
Apenas uma segue em observação por precaução. Na lista de produtos doados, constam bolachas, bata frita, paçoca e balinhas.
De acordo com o delegado Waner Neves, que investiga o caso, as crianças com idades entre 10 e 12 anos aguardavam o transporte escolar quando receberam os alimentos. Elas levaram os produtos para escola e consumiram durante o recreio por volta das 16h00.
Logo em seguida, alguns estudantes apresentaram os primeiros sinais de intoxicação: vômito e diareia. Diante da situação de pânico, todos foram encaminhados a unidade de saúde.
Segundo o delegado, não há indícios de que o casal queria envenenar as crianças. “Me parece que os suspeitos são catadores de material reciclável e pegaram esses alimentos vencidos de uma loja, pararam em uma lotérica e deram para as crianças. Esses alimentos, com prazo de validade vencidos, acabaram causando intoxicação nos alunos”, comentou.
Segundo ele, as crianças foram submetidas a exames para verificar se houve tentativa de envenenamento. “Me parece que não houve a intenção de causar mal às crianças. São pessoas muito simples”, afirmou o delegado, ao prever que o casal será indiciado por crime a saúde pública.