
A Câmara de Vereadores de Nova Mutum, na última quarta feiras, 29, por meio de seus representantes, demonstrou mais uma vez seu compromisso com a segurança e bem-estar da população ao encaminhar à direção da concessionária Nova Rota do Oeste uma solicitação formal para a instalação de muretas de proteção ao longo do perímetro urbano da Rodovia BR-163.
A iniciativa reforça o papel do Legislativo municipal na defesa dos interesses da cidade e no fortalecimento da segurança viária.
O documento, assinado pelo presidente da Câmara Lucas Badan Faria (UNIÃO BRASIL), detalha a necessidade urgente de instalar barreiras físicas de concreto com telas de proteção no trecho que vai do KM 594 ao KM 602 Norte.
O pedido se fundamenta em registros de diversos acidentes graves, alguns com vítimas fatais, que têm ocorrido no local devido à travessia irregular de pedestres, veículos leves e motos, associada à intensa circulação de caminhões e carros.
De acordo com a solicitação, o modelo proposto é semelhante à estrutura já existente embaixo da passarela localizada no KM 596, em frente à indústria de Carnes Excelência.
No entanto, a ausência de continuidade das barreiras físicas permite que motoristas e pedestres atravessem a rodovia de maneira irregular, aumentando o risco de acidentes.
A medida visa, portanto, não apenas o cumprimento das normas do Código de Trânsito Brasileiro, mas principalmente a preservação de vidas.
O presidente da Câmara, Lucas Badan UNIÃO BRASIL), destacou a importância da atuação proativa do Legislativo municipal.
A segurança viária é uma prioridade. Nossa função é representar a população e cobrar ações concretas que protejam os cidadãos. A instalação de muretas em toda a extensão do perímetro urbano da BR-163 é uma medida urgente e necessária” , afirmou.
Além de Lucas Badan, outros vereadores estiveram junto na entrega da pauta de segurança viária, na sede da concessionária Nova Rota do Oeste, reforçando a relevância da atuação do Legislativo em questões que impactam diretamente a vida da população.
Entre eles, Altair Albuquerque (PP), Jaiane Santos (PP) e Maciel Sousa (REPUBLICANOS).
O consenso entre os parlamentares é de que a prevenção de acidentes e a proteção de vidas devem ser prioridades em qualquer política pública.


