Na tarde desta terça-feira, 25 de fevereiro de 2025, representantes da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher reuniu-se na Sala de Reuniões do Ministério Público de Nova Mutum-MT para discutir ações integradas de proteção e apoio às vítimas. A reunião, presidida pela Promotora de Justiça Dra. Ana Carolina R. Alves Fernandes de Oliveira, com apoio da Juíza de Direto Ana Helena Alves Porcel Ronkoski, contou com a participação de diversas instituições, incluindo a Câmara Municipal, que destacou suas iniciativas em prol das mulheres.
A Câmara de Vereadores de Nova Mutum, representada pelas vereadoras, que integram a Sala da Mulher, Carmem Casagrande (União Brasil), Beatriz Corrêa (União Brasil) e Jaiane Santos (PP), reforçou seu papel ativo no combate à violência doméstica. Desde 2022, a instituição mantém a Sala da Mulher, um espaço dedicado a acolher e orientar vítimas. Além disso, no próximo dia 13 de março, às 15h, a Câmara promoverá o evento “Mulheres que Inspiram”, com o objetivo de aproximar a comunidade feminina do Legislativo municipal.
Durante o mês de março, quatro mulheres serão homenageadas com a “Comenda Mulher”, reconhecendo suas contribuições para a sociedade. A reunião também abordou a importância da integração entre os órgãos da rede.
A Promotora de Justiça destacou a necessidade de orientar as vítimas a buscar proteção estatal no Ministério Público ou no Fórum. A Secretaria de Saúde foi orientada a registrar lesões nos prontuários médicos, enquanto a Polícia Civil reforçou a importância de documentar fotograficamente as agressões.
O Corpo de Bombeiros e a Patrulha Maria da Penha estão trabalhando em conjunto para padronizar o atendimento às vítimas. A Secretaria de Educação anunciou a realização de palestras nas escolas durante o mês de março, mês dedicado às mulheres, enquanto o Conselho Tutelar destacou os desafios no atendimento a vítimas estrangeiras, como as mulheres venezuelanas.
A FAMUTUM informou que retomou os atendimentos no Núcleo de Prática Jurídica, e a Dra. Roberta Wobeto Baraldi sugeriu a criação de um projeto específico para atender imigrantes vítimas de violência. A reunião encerrou-se com a apresentação do “Quiz do Respeito”, desenvolvido pelo Caliandra, e a sugestão de criação de um tutorial para divulgar a ferramenta.
A Rede de Enfrentamento segue unida em seu propósito de proteger e empoderar as mulheres de Nova Mutum, contando com o apoio essencial da Câmara Municipal e demais instituições.
Participaram do evento:
Publyo Soares (Patrulha Maria da Penha), Ana Queiroz (Patrulha Maria da Penha), Suzye Maria José Conceição Martins do Nascimento (OAB), Marcio Davi Peixoto (CBM/MT), Michelle Giraldelli (Politec), Bruna Samantha Mees (Politec), Roberta Wobeto Baraldi (FAMUTUM), Belenite M. Frozza (Seas), Edna Ferreira de Macedo (Secretaria de Educação), Rayd. W Osti (PJC/MT), Leila Simoni Raimundi (SMS), Carmem Casagrande (Câmara de Vereadores), Beatriz Corrêa (Câmara de Vereadores), Jaiane Santos (Câmara de Vereadores), Angela C. Veja (Conselho Tutelar), Juciane de Lima Kanieski (SME), Elissa Neves (assessoria da Câmara de Vereadores), Frida Aila Fonceca (PM/MT), Elma Deorr (Conselho Tutelar), Ednilza Neta da Silva (SMS), Maria Aparecida da Silva (Conselho Tutelar) e Patrícia Wilmens Müller (Oficial de Gabinete).