O bispo diocesano de Rio Grande (RS), Dom Ricardo Hoepers, presidente da Comissão Episcopal Pastoral para Vida e Família, elogiou hoje, em Sinop, o trabalho da diocese Sagrado Coração de Jesus com a realização da semana nacional da família. Ele é um dos palestrantes e abordará, logo mais às 19h30 o tema “desafios da bioética e o serviço a vida” no auditório da Unemat, dirigida a médicos, juízes, advogados e religiosos. Ele abordará como trabalhar a ética da vida em todas as dimensões, “respeitando primeiro a dignidade de cada pessoa humana, a inviolabilidade da vida e acima de tudo, sua sacralidade. Precisamos de pessoas que defendam a vida”, destacou.
Dom Ricardo Hoepers explicou que está em Sinop com a missão de fortalecer ainda mais os vínculos de amor que a família proporciona. “É um momento importante para Sinop, a família é o espaço vital onde todos os melhores valores se iniciam. A CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e o Brasil todo está unido e Sinop não ficou para trás, pelo contrário, tomou um passo a frente. Está fazendo, talvez, uma das maiores mobilizações a nível nacional e a diocese está de parabéns, tamanha é a importância do trabalho que foi realizado. Aqui em Sinop o futuro já chegou”, elogiou. O bispo acrescenta que é “na família que a gente aprende o sentido da gratuidade, do amor da ternura. É um momento fortíssimo no Brasil inteiro, todas as dioceses das cidades estão celebrando esta semana nacional, que completa 30 anos”.
Dom Ricardo também expôs sobre o trabalho da pastoral familiar em promover interação entre as gerações. “O papa Francisco está nos pedindo um trabalho cada vez mais forte com jovens e com idosos, que jovens se aproximem dos idosos e os idosos dos jovens para que não se isole ninguém na sociedade, isso é família”, esclareceu. “Ame a sua família, cuide, é o maior tesouro que Deus nos deu”, concluiu.
Amanhã, às 9h30, Dom Ricardo terá encontro com os educadores de escolas de rede públicas e particulares, no colégio Marista. Às 18h, na Catedral, celebra santa missa com os jovens e universitários. Às 19h, ele terá encontro com os jovens.
No domingo, a partir das 9h, o bispo se reunirá com equipes da pastoral da família das paróquias da diocese e liderança da igreja, na paróquia São Camilo. O encontro começa com a palestra “Missão da pastoral familiar na igreja e no mundo”, e também serão abordados “amor em família: vocação e caminho de santidade”. Às 14h, ele falará sobre “espiritualidade na e da família”.
Às 17h, haverá a peregrinação com procissão das famílias saindo da Praça da Bíblia, às 16h30, percorrendo a avenida Júlio Campos até a Catedral, onde haverá a missa de encerramento da semana nacional da família, com a Dom Ricardo Hoepers, o bispo diocesano de Sinop, Dom Canísio Klaus e padres.