A secretaria estadual de Meio Ambiente de Mato Grosso informou, há pouco, que aplicou multa de R$ 1 milhão, a uma Central Geradora Hidrelétrica (CGH) que possui reservatório de água em Lucas do Rio Verde. A autuação se deu em razão de danos ambientais provocados após o rompimento da barragem na última terça-feira (07). Não foram detalhados a dimensão dos impactos ambientais do local.
A Sema vai notificar o empreendimento para apresentar defesa e comprovar se realizou manutenções preventivas e melhorias na estrutura, sob pena de ter a Licença de Operação (LO) suspensa.
De acordo com a secretaria, pela localização e por ser de pequeno porte, a vazão da água não apresenta riscos à população.
“O rompimento e esvaziamento da barragem foram identificados por meio de imagens de satélite de alta resolução, utilizadas pela Sema para fiscalização. Após a detecção, foram iniciados os trâmites cabíveis para a apuração do ocorrido. A Sema esclarece ainda que a autorização de barragem para aproveitamento hidrelétrico é feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL)”, informou.
O caso está sendo acompanhado pela Polícia Civil.