Ameaçado de extinção, lobo-guará é capturado após invadir casa em Lucas do Rio Verde

A fêmea adulta, com cerca de 20 quilos, foi contida em trabalho conjunto do Corpo de Bombeiros e profissionais do Centro de Triagem a Animais Silvestres (CETAS), ontem à noite, num imóvel, no bairro Bandeirantes. De acordo com populares, o animal foi avistado transitando pelas imediações.

Momentos depois, entrou em uma residência e se escondeu num dos cômodos. Com a chegada das equipes, foi feito o isolamento da área com auxílio de cinco militares e utilizado uma zarabatana com dardos tranquilizantes, visando evitar a resistência por parte da loba.

Após 40 minutos de monitoramento, o animal foi retirado em segurança com um cambão, cordelete e mordaça, sendo carregado até a viatura dos bombeiros e transportado ao CETAS. De acordo com veterinários da unidade, o animal apresentava um edema inflamatório e passará por tratamento especializado, afim de também mitigar a miopatia de captura.

Após sua reabilitação, deve ser solta novamente numa área de preservação permanente (APP). Atualmente, conforme dados do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o lobo está listado como uma das espécies silvestres, no Serrado, em vulnerabilidade de extinção.

 

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias

Geral

Igreja afasta casal que fez sexo em secretaria

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus comunicou o afastamento do casal flagrado fazendo sexo em uma sala na Secretaria de Educação de Brasnorte (579 km