A Prefeitura de Nova Mutum, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, lançou nesta quinta-feira (03), em evento no auditório da Acenm/CDL, a campanha de combate à violência contra a mulher, o Agosto Lilás. O encontro especial contou com música tema, palestra, testemunho e o momento denominado “Chá Lilás”, para os convidados.
O prefeito em exercício, Alcindo Uggeri, prestigiou o lançamento da campanha e parabenizou os envolvidos no fortalecimento da rede de enfrentamento.
“Violência contra as mulheres não é um problema só das mulheres, mas sim da sociedade como um todo. Precisamos nos unir para mudar essa realidade” – lembrou
A psicóloga Fernanda Maia palestrou a respeito do tema “Agosto Lilás: não deixe o silêncio falar mais alto”. “Precisamos disseminar informações sobre os direitos das mulheres, incentivar denúncias de violência e promover o respeito ao ser humano”, afirmou ela.
No encontro, os presentes conheceram o testemunho da treinadora comportamental Naira Alencar, que superou e enfrentou de frente a violência doméstica.
“Com todos os órgãos e pessoas envolvidas nessa causa, estamos fortalecendo a Rede de Enfrentamento a Violência Contra a Mulher em Nova Mutum. É um momento importante para refletir e agir em prol de todas as mulheres. Junte-se a nós nessa luta” – ressaltou Aline Félix, secretária de Cidadania e Assistência Social
Durante todo o mês serão promovidas ações e campanhas para combater todas as formas de violência contra as pessoas do sexo feminino.
Ligue 180
A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada às mulheres em situação de violência. O serviço registra e encaminha denúncias de violência contra a mulher aos órgão competentes, bem como reclamações, sugestões ou elogios sobre o funcionamento dos serviços de atendimento.
O serviço também fornece informações sobre os direitos da mulher, como os locais de atendimento mais próximos e apropriados para cada caso: Casa da Mulher Brasileira, Centros de Referências, Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam), Defensorias Públicas, Núcleos Integrados de Atendimento às Mulheres, entre outros.
A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. São atendidas todas as pessoas que ligam relatando eventos de violência contra a mulher. O Ligue 180 atende todo o território nacional e também pode ser acessado em outros países.
Rede de Enfrentamento
A Prefeitura Municipal, por intermédio das Promotorias de Justiça Criminais de Nova Mutum e de instituições, seguem trabalhando de forma conjunta para fortalecer a Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher.
A rede está implementando medidas preventivas, protetivas, educativas e repressivas para o combate da violência. O grupo trabalha periodicamente, com o objetivo de deliberar ações a serem executadas.