O governador Mauro Mendes (União) esclareceu que nenhuma escola militar gerida pelo Governo do Estado será fechada em razão da decisão do governo federal de encerrar o Programa Nacional das Escolas Cìvico-Militares (Pecim). O anúncio do encerramento do projeto, criado em 2019 pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), levantou dúvidas sobre a continuidade do modelo de gestão escolar em parceria com o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar em Mato Grosso.
“Hoje saiu uma notícia a nível nacional de que o governo federal irá suspender os convênios e atuações das escolas militares em todo o país. Entretanto, essa suspensão é das escolas cívico-militares do governo federal. Em Mato Grosso, nós temos apenas uma, que é na cidade de Cáceres, que vai continuar existindo aqui no nosso estado como escola cívico-militar, tocada pelo Governo do Estado de Mato Grosso”, explicou o governador.
Pecim é um projeto em que as unidades de ensino são geridas pelas Forças Armadas (Aeronáutica, Marinha e Exército), em parceria com as autoridades educacionais. No caso das escolas públicas estaduais de Mato Grosso, a Seduc.
O modelo é diferente das outras 26 escolas públicas estaduais que são geridas em parceria com a Polícia Militar ou o Corpo de Bombeiros, como é o caso dos colégios Tiradentes e Pedro 2º, em Cuiabá, respectivamente.
Em Mato Grosso, a única instituição no modelo de gestão em parceria com as Forças Armadas é a Escola Estadual Mário Motta, em Cáceres. Segundo a Secretaria de Estado de Educação, a unidade vai continuar a atuar no modelo de educação cívico-militar normalmente, agora sob a direção do Governo do Estado.
Dados divulgados no começo do ano letivo, dão conta de que o número de alunos nas escolas militares do estado é de 17.293, um aumento de 23,5% se comparado com o ano passado.
“Pode ficar todo mundo tranquilo aí, das escolas militares do nosso estado, que têm dado bons resultados em termo de disciplina, de desempenho dos nossos alunos, e eu tenho ficado muito feliz com tudo isso. E pode ter a absoluta certeza: das 26 escolas, vamos continuar com a atividade absolutamente normal. Os pais podem ficar tranquilos e as crianças estudar ainda com mais tranquilidade”, afirmou Mauro Mendes.
Nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano), entre as 10 primeiras escolas da rede estadual de ensino com melhores pontuações no Ideb 2021, estão sete unidades militares, ocupando do primeiro ao sexto lugar, além da oitava colocação. Essas escolas estão localizadas nos municípios de Rondonópolis, Juara, Sorriso, Alta Floresta, Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum, seguindo essa ordem na pontuação.
No Ensino Médio, quatro escolas militares também foram destaque entre as 10 escolas da rede estadual mais bem avaliadas pelo Ideb, em Mato Grosso. Figuram do primeiro ao terceiro lugar, além da sexta posição, e estão nas cidades de Juara, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum e Confresa.