Pescadores protestam contra projeto do transporte zero de peixe e bloqueiam rodovia em MT

Pescadores contrários ao projeto que proíbe pescar, vender e transportar peixes por 5 anos em Mato Grosso, bloquearam, esta manhã, um trecho da BR-070, no trevo de acesso a Santo Antônio do Leverger. Eles colocaram pneus, pedras e faixas na pista. A manifestação começou às 6h e terminou por volta de 10:40h. Longas filas se formaram nos dois sentidos da rodovia.

Os manifestantes permitiram que ambulâncias passassem. “A quantidade de manifestantes gerou congestionamento” e a concessionária informou que trabalhou “na organização do final de fila e sinalização, para evitar acidentes. A PRF também foi acionada para prestar apoio”.

Os pescadores ribeirinhos querem mudanças no projeto que deve ir para segunda votação, amanhã, na Assembleia. O projeto prevê pagar, ano que vem, um salário mínimo para pescadores ribeirinhos. No ano seguinte, meio salário. Uma emenda apresentada é pagar um salário mínimo durante os cinco anos de restrição da pesca. O projeto permite a modalidade pesque-solte e consumir peixes às margens dos rios.

Algumas faixas dos manifestantes cobram que deputados “não deixem as famílias carentes sentirem fome na mesa”. Eles criticaram os argumentos que constam no projeto para proibir o transporte por cinco anos sob alegação que estoque de peixes nos rios no Estado diminuíram consideravelmente por conta da pesca e, em determinados casos, pesca predatória.

 

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias