A Guarda Civil Municipal recebeu, esta manhã, 60 pistolas PT92, 10 carabinas CT9 calibre 9 mm e quatro espingardas calibre 12 mm, para reforçar as forças de segurança de Lucas do Rio Verde. Ao todo, 37 profissionais estão aptos a utilizar arma de fogo. “Passamos 30 dias em Cotia (SP) foram duas turmas daqui, passando por treinamento de manuseio de arma de fogo. Além disso, o estatuto do armamento exige que façamos uma requalificação anual o que é muito importante”, disse o secretário de Segurança, Cel. Marcos Cunha.
A entrega das armas aconteceu após a assinatura do Acordo de Cooperação Técnica com a Polícia Federal, permitindo que a GCM de Lucas do Rio Verde atue de maneira armada, sendo a primeira do estado com autorização da PF. “Podemos destacar que Lucas do Rio Verde cumpriu à risca todos os trabalhos e requisitos solicitados pelo Polícia Federal. Foi um trabalho em conjunto, de todo um time, que buscou essa legalidade para a Guarda Civil do município”, disse o Comandante da Guarda Civil Municipal, Jota Lima, através da assessoria.
A prefeitura de Lucas do Rio Verde informou que irá reforçar o quadro de agentes com o concurso público que está em andamento para contratação imediata de 30 agentes e cadastro reserva de outros 30 profissionais.
O processo de reestruturação da Guarda Civil Municipal, contou com a aprovação de um projeto de lei, regulamentado pela de 2022, elaborado pela Gestão Municipal, por meio das secretarias de Segurança Pública e de Governo e Administração.