Secretaria inicia projeto com atenção integral à saúde dos adolescentes

A Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum anunciou nesta terça-feira (30) o projeto Saúde do Adolescente, uma iniciativa que conta com a parceria do Ministério Público e da Secretaria de Educação – SEDUC, que irá complementar as ações de saúde desenvolvidas no município com atenção integral à saúde dos adolescentes. O projeto enfatiza a promoção à saúde, a prevenção de agravos e da gravidez não intencional e a redução da morbimortalidade por causas externas.

O projeto foi elaborado pela Secretaria de Saúde em parceria com a Secretaria de Educação, sendo uma ação continuada cujo o objetivo é discutir saúde com temas prevalecentes na adolescência, com enfoque principal na gravidez na adolescência.

Baixar imagem

“Queremos massificar o tema para proteger esta fase da vida dos adolescentes e jovens, que são sujeitos de direitos, com prioridade absoluta nas políticas públicas, cabendo ao Sistema Único de Saúde (SUS) promover o direito à vida, saúde, atenção integral e acesso e igualitário aos serviços de saúde” – enfatiza a secretária de Saúde, Sônia Ávila

A iniciativa irá compreender a faixa etária de 10 a 19 anos, tendo três eixos centrais: crescimento e desenvolvimento saudáveis, saúde sexual e reprodutiva e redução da morbimortalidade por acidentes e violências.

Visando o fortalecimento de ações de promoção da saúde, prevenção de doenças e agravos, atenção humanizada em rede, o projeto aplicará uma metodologia ativa com os temas: Desenvolvimento físico e emocional na adolescência; Gravidez na adolescência; Sexualidade; Redes sociais e projeto de vida; Psicotrópicos e substâncias psicoativas e Ansiedade.

METODOLOGIA

A educação continuada será realizada através de metodologias ativas no qual o protagonista do aprendizado é o adolescente com oficinas funcionais e roda de conversas sobre os temas propostos sendo os mesmos discutidos de maneira ativa (adolescente – profissional da saúde).

Como meio de obter temas atuais do cotidiano do adolescente, será deixado na escola uma caixa de perguntas anônimas e também será realizado plantão da saúde em um dia específico da semana onde o profissional da equipe estará disponível em algum recinto da escola para sanar dúvidas e realizar as orientações em saúde necessárias.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias

Rosário Oeste volta a fazer emissão de RG

Os moradores de Rosário Oeste que estavam aguardando a conclusão da manutenção dos equipamentos usados na emissão de Carteira de Identidade, ou solicitação de 2ª