No data was found

Polícia faz operação para investigar agentes políticos e madeireiras por desmates ilegais em Sorriso, Cláudia, Feliz Natal e Nova Ubiratã

A Delegacia Especializada do Meio Ambiente deflagrou, hoje, a operação “Ronuro” para cumprir 22 mandados judiciais de buscas e apreensões a um grupo que vinha agindo na extração e desmatamento ilegal de madeira. Os alvos são pessoas físicas e empresas em Sorriso, Cláudia, Feliz Natal e Nova Ubiratã.

Os indícios apontam que agentes políticos, madeireiros, empresas transportadoras, pessoas físicas e jurídicas, que vinham se beneficiando com a extração, desmatamento e comércio das madeiras retiradas ilegalmente da estação do rio Ronuro, em Nova Ubiratã.

Além dos mandados de busca e apreensão, as madeireiras terão as atividades suspensas, até o término das investigações, que iniciaram no segundo semestre de 2019, após denúncias de que pessoas envolvidas no comércio de madeira na região estavam praticando ilícitos ambientais e fazendo a extração ilegal.

Após a pandemia da Covid, em fevereiro do ano passado, as diligências foram intensificadas pela delegacia para identificar os responsáveis pelo dano ambiental, com a extração e desmatamento ilegal da vegetação nativa preservada na estação ecológica situada em Nova Ubiratã.

De acordo com a investigação, a “associação criminosa cometia o desmatamento visando lucro financeiro a qualquer custo, com a destruição da vegetação e sem se preocupar com os danos ambientais, a fauna e tampouco a sociedade local e mato-grossense”, informou a Polícia Civil.

A investigação apurou ainda que os proprietários das madeireiras são agentes políticos e empresários locais, que utilizam terceiros como “laranjas” para mascarar o comércio irregular da matéria-prima, burlar a administração pública ambiental e fiscal, praticando o crime ambiental e a sonegação de impostos, além do prejuízo ao meio ambiente e social.

O cumprimento das ordens judiciais conta com apoio da secretaria estadual do Meio Ambiente (Sema), e Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), além das equipes policiais das diretorias do Interior e de Atividades Especiais.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias

Geral

A chuva de meteoros Delta Aquáridas terá seu auge nesta noite de terça-feira, 30. O fenômeno, iniciado em 12 de julho, deve ocorrer neste ano até 23 agosto. De acordo com o Royal Museums Greenwich, a expectativa é em torno de vinte meteoros por hora no seu ápice. Menos intensa, em atividade desde 3 de julho, a Alpha Capricornídeos, que fica na constelação de Capricórnio, também atinge seu pico entre a noite desta terça e a quarta-feira, 31. Neste caso, são esperados cinco meteoros por hora. Ela ocorre neste ano até 15 de agosto. Ambas poderão ser observadas de qualquer parte do Brasil. Leia também – Balneário Camboriú é palco da partida de futebol mais alta do mundo Os meteoros são detritos que entram na atmosfera do planeta Terra a uma velocidade de até 70 quilômetros por segundo, vaporizando e causando os raios de luz que são chamados de meteoros. “As chuvas de meteoros não têm associação física verdadeira com suas estrelas ou constelações homônimas. Delta Aquáridas é uma estrela na constelação de Aquário, “o portador de água”, que parece estar perto do radiante – a origem aparente dos meteoros da nossa perspectiva”, ainda de acordo com o Royal Museums Greenwich. Quando ocorre a chuva de meteoros Delta Aquáridas? De 12 de julho a 23 de agosto, atingindo o pico na noite de 30 de julho, com um máximo de 20 meteoros por hora. Quando ocorre a chuva de meteoros Alpha Capricornídeos? De 3 de julho a 15 de agosto, atingindo o pico entre a noite de 30 e 31 de julho, com máximo de 5 meteoros por hora. Como observar os eventos celestiais? Conforme o Observatório Nacional, as duas chuvas de meteoros poderão ser vistas de qualquer parte do Brasil. Para aproveitar ao máximo é recomendável que algumas dicas sejam seguidas, em especial a procura por locais com céu escuro. Segundo o Exoss Citizen Science, projeto de monitoramento de meteoros, é importante evitar locais com muita poluição luminosa e pontos de luz no local de observação. É necessário ainda que os olhos se adaptem ao escuro. Desta forma, evite uso de eletrônicos, como aparelhos celulares. “Utilize o radiante no céu usando um mapa ou a estrela de referência da constelação. Os meteoros parecem surgir de um mesmo ponto do céu com curtas ou longas trajetórias”, aconselha ainda o projeto. Durante a madrugada até o amanhecer é o melhor período para a observação de uma chuva de meteoros, de acordo com o Exoss Citizen Science. “A chave para vislumbrar essas partículas em chamas é a paciência. Acomode-se com uma espreguiçadeira e um lanche, e olhe para o céu a cerca de 45 graus do radiante. A espera sob as estrelas pode ser agradável e a recompensa, emocionante”, orienta o Royal Museums Greenwich.

Um motorista, que não teve o nome divulgado, morreu ao capotar uma caminhonete Silverado, na manhã desta terça-feira (30), na MT-335, zona rural de Tapurah