Preocupados em ampliar as medidas de segurança em relação à escolas e creches do município, o presidente da Câmara de Vereadores, José da Paixão acompanhado dos demais parlamentares Altair Albuquerque, Cristiano Bicô, Lurdes Costa Marques, Vera Grodzicki, Osmar Isoton, Elenilson Tilit, Maciel Sousa e Beatriz Matos Kohler, reuniram-se na manhã desta segunda-feira (10), com o Executivo Municipal, representado pelo chefe de gabinete Edinaldo Nogueira, com a Secretária de Educação, Elena Maria Maass e o representante da Polícia Militar, Tenente Barbosa, para discutir a implantação de ações preventivas de proteção, que venham assegurar a vida de crianças, da comunidade estudantil e a reduzir a preocupação de pais, intensificada após o atentado a uma creche, invadida por um criminoso, vitimando quatro crianças na última quarta-feira (5), em Blumenau (SC).
Participando da Sessão Ordinária, Edinaldo Nogueira, enalteceu a iniciativa do Legislativo Mutuense em acionar o debate em prol dos esforços conjuntos, voltados à questão da segurança nas escolas salientando na ocasião, que embora muitas ações já integrem o ambiente escolar, como o uso de câmeras de monitoramento e controle de acesso, o governo municipal passará de imediato, a adotar outras medidas para reforçar a segurança nas unidades escolares de Nova Mutum.
O prefeito Leandro Félix, já anunciou medidas de segurança em caráter emergencial, como instalação de câmeras de vídeo em todas as salas de aula, bem como, também nos ônibus do transporte escolar. O controle de acesso às escolas, também será reforçado, pela ampliação das equipes responsáveis por cuidar de quem entra e quem sai destas instituições.” destacou o chefe de gabinete.
Edinaldo que relembrou ainda, do reforço há tempos realizados, por meio das rondas da Polícia Militar e das ações educativas do Corpo de Bombeiros, junto às escolas do município, que tem contribuido também para o reflexo positivo em todos os âmbitos da educação.
Demonstrando preocupação, por conta do evento trágico, mas sobretudo focado nas decisões, que garantam a manutenção da segurança no ambiente escolar, o presidente da Casa destacou as ações preventivas e o uso de equipamentos adequados, como sendo o primeiro passo para antecipar e inibir qualquer tipo de ação violenta ou criminosa, seja no ambiente escolar ou qualquer outro espaço da sociedade.
Na última semana estivemos na Secretaria de Estado de Segurança com os demais parlamentares, pedindo justamente prioridade para nosso município e prontamente fomos atendidos, com a chegada desses equipamentos que vão agregar a segurança de Nova Mutum. A preocupação com este tipo de ataque, que embora não faça parte da realidade de Nova Mutum, infelizmente tende a nos despertar, para o cuidado antecipado com este tipo de acontecimento”. argumentou o presidente José da Paixão.
Por ocasião da visita a SESP, na última semana, o presidente confirmou a implantação das 135 câmeras de videomonitoramento, provenientes do Programa Vigia Mais MT, que reforçarão os procedimentos de segurança no município de Nova Mutum.
Ainda durante a 10ª Sessão Ordinária, o representante do Executivo informou que medidas como, a instalação de câmeras de vídeos nos ônibus do transporte escolar, detectores de metais nas portas das escolas e a instalação de botão de pânico nas unidades educacionais, passarão a ser adotadas a partir de agora, para ampliar as medidas de segurança.