O secretário de Estado de Segurança Pública, César Roveri, afirmou que o Estado já adquiriu armamento não letal e que em breve será entregue para uso. Policiais de todo o Estado vão passar por treinamento para usar o armamento.
A declaração dele ocorre após duas polêmicas mortes de jovens durante ações da Polícia Militar.
A primeira morte foi do jovem Diego Kaliniski, durante abordagem por perturbação do sossego na madrugada de 5 de fevereiro, na cidade de Vera. O caso foi filmado e gerou repercussão nacional, com críticas à PM.
A outra foi de Pablo Ferreira de Carvalho da Silva. Ele estava em um surto, e a PM foi acionada para uma abordagem por violência doméstica na Capital. Ele acabou morto a tiros.
Ainda no dia 16 de fevereiro, depois dos dois casos, e as críticas às abordagens, o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Alexandre Corrêa Mendes, já havia conformado a aquisição de 800 kits de armamento não letal.
Agora, o secretário Roveri deu detalhes sobre o armamento. “Adquirimos 897 armas não letais de choque. Esse armamento em breve já deve estar chegando a Mato Grosso”, salientou.
“Haverá capacitação, treinamento dos nossos profissionais e a distribuição desse material em todo o estado”, completou.