Proposta pelo presidente da Câmara de Vereadores, José da Paixão, a indicação que solicita ao prefeito Leandro Félix, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, a necessidade de buscar Parceria Público-Privada (PPP), objetivando a implantação de uma processadora de “óleo de cozinha usado”, fixando também pontos estratégicos de coleta, com a realização de campanhas de incentivo, no intuito de preservar o meio ambiente e fazer o reaproveitamento do produto no processo reciclagem.
De acordo com o que propõe o parlamentar é preciso considerar o crescimento econômico e social do município, de forma que as medidas adotadas garantam este crescimento de forma ordenada. Neste sentido, dentro das inúmeras demandas nos mais diversos setores, surge a necessidade de promover ações que, além de gerar novos empregos e renda, possam preservar o meio ambiente.
Com a implantação desta processadora, inúmeros benefícios serão trazidos à Nova Mutum, entre eles, a geração de emprego e renda e a preservação do meio ambiente. Tendo em vista, que por meio da reciclagem, o óleo de cozinha será descartado corretamente e terá melhor reaproveitamento. explica o autor da indicação.
O pedido do presidente da Casa, também considera que a implantação da medida se converterá em outros benefícios ao município, como a redução dos custos com tratamento de esgotos, muitas vezes, afetados com o entupimento das tubulações nas redes.
Além disso, a matéria prima que antes não era reaproveitada, poderá ser transformada em biocombustível, gerando outras alternativas ao município, quanto ao seu uso.
Para o autor da indicação, encontrar medidas que propõem a promoção e a conscientização sobre os impactos ambientais dos óleos culinários, bem como seu melhor reaproveitamento, também é um importante passo, que refletirá em uma melhor qualidade de vida para toda a comunidade mutuense.