Diretor da ANTT prevê que 1º trecho da duplicação da 163 será de Posto Gil a Mutum e que governo deve assumir mês que vem concessão da 163 de Sinop ao MS

 

O diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, disse, hoje em Sinop, em reunião com prefeitos e dirigentes de entidades, que o governo do Estado deve assumir, mês que vem ou no máximo em abril, o comando da concessionária Rota Oeste e gerir a BR-163 no trecho Sinop-Itiquira (divisa com Mato Grosso do Sul). A expectativa anterior era no mês passado.

Hoje, o governo de Mato Grosso informou que vem finalizando as tratativas com bancos, renegociando as dívidas da Rota do Oeste (cerca de R$ 920 milhões), para chegar a acordo e resolver as últimas pendências para mudar o comando da concessionária e aguarda a definição de apenas uma instituição financeira, credora da Odebrecht. O governo aponta que o Banco Pine não aceitou, ainda, o acordo de renegociação das dívidas da Rota do Oeste, “item primordial para que o Estado possa concluir o processo de aquisição da concessionária e assumir a administração da rodovia”. O governador Mauro Mendes e equipe conduziram as negociações com outros bancos que resultaram em redução de juros e parcelamentos dos débitos.

“A gente sabe que a assunção do controle pela MT-PAR passa por algumas premissas e uma delas é a renegociação das dívidas com os bancos e tivemos notícias de que estes acordos estão evoluindo bastante, de maneira satisfatória mas é sempre complicado perdoar uma dívida com banco”.”Então sempre demora mais do que planejamos. Está neste ponto, acredito que falte pouco pra concluir este processo e será uma conclusão casada com a janela de chuvas, o que vai dar uma sensação de que a controvérsia, veio junto com o início das obras. Isso vai acontecer no final de março a começo de abril e ai iremos ter todo o benefício das duplicações, começando do Posto Gil a Nova Mutum”, afirmou. Esse trecho é de aproximadamente 80 km e o governo estadual quer duplicar até Sinop (extensão de 320 km).

O governo do Estado tem assegurados em caixa R$ 1 bilhão para as primeiras obras na 163, incluindo viadutos e passarelas e prevê iniciá-los tão logo assuma a concessão. O cronograma das obras de duplicação deve ser anunciado pelo governo.

Além do prefeito de Sinop, Roberto Dorner, participaram do encontro, no Sindicato Rural de Sinop, o gerente de fiscalização de infraestrutura e operação rodoviária da ANTT, José Luiz Ferreira, o presidente do sindicato, Ilson Redivo, o presidente da câmara municipal de vereadores, Paulinho Abreu, o prefeito em exercício de Lucas do Rio Verde, Marcio Pandolfi, os prefeitos de Claudia, Altamir Kurten, de vera, Moacir Giacomelli, e de Santa Carmem, Rodrigo Franz,  dirigentes de entidades ligadas ao agronegócio e demais lideranças.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias