No município de Caçapava do Sul (RS), na propriedade de Lasier Garcia, nasceram os primeiros animais provenientes do Projeto de Qualidade e Excelência em Genética Bovina Taurina para a Agricultura Familiar (Qualigen). Esses são os primeiros resultados em campo do projeto, sendo que do total de onze vacas inseminadas, nove resultaram em nascimentos de terneiros.Segundo a pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, Vivian Timpani, já é possível observar nos animais algumas características fenotípicas que permitem identificar traços das raças utilizadas no projeto. No entanto, ela ressalta que ainda é cedo para avaliar o desempenho produtivo dos terneiros, “Essas informações dependem da coleta e da análise de dados ao longo do tempo”, explica. De acordo com a pesquisadora, somente com o acompanhamento do crescimento dos animais será possível verificar se eles atingirão os índices.
O produtor Lasier Garcia destaca as diferenças entre os terneiros oriundos da inseminação artificial com material genético do projeto e aqueles gerados por monta natural com reprodutor próprio. “Meu touro é puro, mas não é do mesmo nível de um reprodutor de elite que passa por prova de desempenho e que vai para uma central de coleta”, afirma. Segundo ele, os terneiros apresentam características mais definidas. “Eles trazem mais comprimento corporal, perna mais grossa e couro mais solto, o que já mostra que o animal tem potencial produtivo para o futuro. Isso a gente percebe, e é uma satisfação ver que realmente vale a pena inseminar”.
Garcia finaliza afirmando que o melhoramento genético é uma necessidade para os pecuaristas familiares e defende a ampliação do projeto. Segundo ele, a iniciativa pode contribuir diretamente para a melhoria dos rebanhos e para o aumento da renda nas pequenas propriedades.O projeto é voltado à pecuária familiar e tem como objetivo promover o melhoramento genético dos rebanhos por meio da inseminação artificial e da utilização de material genético de alta qualidade. A iniciativa disponibiliza sêmen de reprodutores testados e destacados nas provas de desempenho das raças taurinas Angus, Ultrablack, Hereford, Braford, Brangus e Charolês, buscando levar genética de qualidade aos produtores familiares. O projeto é desenvolvido em parceria entre a Embrapa Pecuária Sul, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetag/RS) e os Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Caçapava do Sul, Pinheiro Machado, Alegrete e Santo Antônio da Patrulha.


