
A vereadora Jaiane Santos (PP), abordou em plenário os desafios do primeiro mandato e pautas relacionadas à saúde mental, políticas públicas e fortalecimento da participação feminina na política.
Ao falar sobre o início da atuação legislativa, a parlamentar classificou o cargo político como um “sacerdócio” e um propósito de vida, destacando o compromisso em oferecer respostas mais eficientes à população. Jaiane agradeceu à comunidade pelo apoio recebido na construção de seu mandato em favor de uma município mais próspero.
Entre os temas centrais, a vereadora destacou a caminhada pela vida, realizada no último fim de semana, dentro das ações do janeiro Branco, campanha voltada à conscientização sobre saúde mental. Ela lembrou que o Brasil ocupa a quarta posição entre os países mais depressivos e o primeiro em ansiedade, quadro que se intensificou após a pandemia.
Saúde mental não é brincadeira, depressão não é frescura, e no papel de legisladores precisamos ter esta sensibilidade para atender as dores da comunidade que tanto precisa dos cuidados da saúde pública reforçou a parlamentar.
A vereadora também destacou os resultados do programa Acelera Mutum na economia local, com foco inicial no setor de papelarias.
Por fim, Jaiane agradeceu o convite do presidente da Câmara, Lucas Badan, para assumir, em 2026, a função de procuradora da Mulher.
Segundo ela, o trabalho será desenvolvido com apoio das colegas vereadoras, fortalecendo a Sala da Mulher como espaço de acolhimento, especialmente para mulheres em situação de vulnerabilidade.


