

Durante uma fiscalização ambiental alusiva ao período da piracema, na noite de quinta-feira (26), policiais militares da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar de Proteção Ambiental (2ª CIPMPA) apreenderam 412 quilos de pescado transportados ilegalmente no município de Poxoréu.
A ação ocorreu por volta das 21h15, nas proximidades do distrito de Jarudore, em uma localidade conhecida como Barra do Paraíso.De acordo com a Polícia Militar Ambiental, a equipe realizava patrulhamento terrestre quando se deparou com uma caminhonete Chevrolet S-10 prata trafegando em sentido oposto à viatura.
Ao perceberem a presença da equipe, o condutor e outros 3 ocupantes abandonaram o veículo e fugiram a pé, tomando rumo ignorado. Nenhum dos suspeitos foi localizado até o momento.
Durante a vistoria, os policiais encontraram grande quantidade de pescado na carroceria da caminhonete, além de petrechos de pesca proibidos, entre eles uma rede de arrastão de 43 metros, com malha de 22 cm.
Dentro da cabine do veículo, foi localizada uma carteira com documentos pessoais, que indicam o possível condutor. A chave da caminhonete não foi encontrada, possivelmente levada pelos fugitivos.
O pescado apreendido, das espécies pintado e cachara, totalizou 412 kg, sendo doado à Comunidade Terapêutica Divina Providência. Já o petrecho utilizado na pesca ilegal foi inutilizado e incinerado em local apropriado.
A Polícia Militar Ambiental reforça que a piracema é o período de reprodução dos peixes, durante o qual a pesca, transporte e comercialização de pescado são proibidos, com o objetivo de preservar as espécies e garantir o equilíbrio ambiental dos rios mato-grossenses. O caso segue sob investigação.

