
O Corinthians foi campeão da Copa do Brasil neste domingo (21) em cima do Vasco da Gama por 2 a 1. A partida fecha a temporada do futebol brasileiro e é o quarto título do Timão na competição. Também é o quarto título do técnico Dorival Júnior, que se iguala a Felipão como maior vencedor da Copa. O jogo começou intenso, como o esperado. O time de Fernando Diniz fazia pressão alta, em um Corinthians que buscava o contra-ataque. Na marca dos dez minutos, porém, nenhum dos times havia finalizado ainda. Os quase 70 mil torcedores que acompanhavam no Maracanã tiveram que esperar até os 14 minutos do primeiro tempo para ver o primeiro chute a gol. Yuri Alberto finalizou para fora pelo lado direito do gol, sem muito perigo.
O Vasco devolveu em cabeçada da jovem estrela Rayan, que também mandou a bola para fora. Os laterais corintianos viravam dor de cabeça para Diniz. Subindo para atacar, Puma e Paulo Henrique davam espaço nas suas costas. O time de Dorival soube explorar isso de maneira muito inteligente. Em arrancada pela lateral direita, Matheuzinho lançou Yuri Alberto, que aproveitou espaço na zaga, dominou e tocou na saída de Léo Jardim, abrindo o placar no Rio de Janeiro. Corinthians 1 a 0.
A fase de “estudos” acabou, e o jogo ficou aberto. A zaga vascaína estava abalada após o gol. Yuri Alberto chegou a finalizar por cima do gol praticamente sozinho, com Carlos Cuesta na intermediária e Robert Renan levando a bola nas costas. No ataque, Phelippe Coutinho achava passes pelos dois lados, mas o Vasco não conseguia terminar as jogadas em chances perigosas.
Aos 40 minutos, porém, Andrés Gómez chamou André Ramalho para dançar, cortou e achou o português Nuno Moreira subindo nas costas de Maycon para empatar a partida.
Na segunda etapa, o Vasco começou colocando pressão novamente. O Corinthians também continuava buscando os lançamentos cruzados nas costas dos laterais. A partida também ficava mais picada, com alguns desentendimentos entre os jogadores.
Com 15 minutos, Breno Bidon arrancou pela direita em bela jogada e colocou o ataque em um quatro contra três. Robert Renan e Cuesta não conseguiram lidar com Yuri cruzando para Memphis sozinho na pequena área, Jardim já rendido tentando sair em cima do camisa 9. 2 a 1 para o Timão.
Diniz apostou alto e colocou o atacante Pablo Vegetti no lugar do meia Cauan Barros, recuando Nuno Moreira. O Corinthians tratou de recurar e se defender. O Gigante finalizava, mas sem muito perigo. Mesmo indo para o tudo ou nada, a muralha corintiana resistiu. Hugo Souza fez uma bela defesa após chute de Rayan de fora da área em jogada ensaiada.
O Corinthians, campeão do Campeonato Paulista, termina o ano como único time do estado que conquistou títulos irá disputar no ano que vem a Supercopa do Brasil contra o Flamengo, campeão brasileiro.

