
O “seafood boil”, prato originário do sul dos Estados Unidos que viralizou por ser servido em sacola plástica e comido com as mãos, chegou a Cuiabá e registrou um recorde de mais de 200 pedidos em apenas cinco dias de operação. A demanda esgotou o estoque semanal e impulsionou a venda de aproximadamente 900 caranguejos, volume equivalente ao consumo mensal do produto na loja.
O “seafood boil”, prato tradicional do sul dos Estados Unidos, se tornou a mais nova sensação gastronômica em Cuiabá. O delivery foi inaugurado pelo restaurante Dona Fresca e, em apenas cinco dias no final de outubro, contabilizou mais de 200 pedidos, vendendo cerca de 900 caranguejos.
O sucesso imediato superou as expectativas, esgotando o estoque planejado para uma semana em apenas um dia, segundo o chef Luís Paulo Pedrisch, de 26 anos, responsável pela cozinha.
O Segredo da Sacola e o “Umami”
O prato viralizou globalmente em plataformas como TikTok e Instagram, principalmente pela forma inusitada como é servido: dentro de uma sacola plástica. Influenciadores mostram os frutos do mar sendo despejados e banhados por um molho grosso, feito com manteiga, e comidos diretamente com as mãos (o chef oferece luvas e babador personalizados).
Luís Paulo explica que o sabor é construído usando o “umami”, o quinto sabor básico: “Fazemos todo o processo de escaldar os frutos do mar, usamos do umami, que é esse sabor forte que eles têm normalmente, para terminar a cocção junto com o molho. Engrossamos o molho para ele ficar quase pastoso, justamente pela manteiga.”
Logística e o Fator Cuiabá
O chef acredita que a logística de fornecimento de frutos do mar é um dos motivos pelo qual o prato, apesar de viralizado, demorou a chegar a Cuiabá.
“Estamos no Centro Geodésico, o ponto mais longe do mar possível, então isso torna o fornecimento muito difícil. Se nosso restaurante não fosse parte da Dona Fresca, jamais conseguiríamos nos atender.”
A alta demanda da primeira semana exigiu quatro cargas aéreas do litoral para Mato Grosso. Apesar do clima quente de Cuiabá, o prato está fazendo sucesso, sendo muito pedido no horário do almoço.
O delivery é a primeira fase de um projeto maior do chef na Dona Fresca, que busca explorar a curiosidade do público com pratos diferenciados.


