
O comandante-geral da Polícia Militar de Mato Grosso, coronel Cláudio Fernando Carneiro Tinoco, rebateu nesta terça-feira, 2 de dezembro, as declarações do prefeito Abilio Brunini (PL), que afirmou que o governo do Estado e a PM foram “omissos” durante a invasão da área no Contorno Leste.
“A Polícia Militar jamais foi omissa. Não vou comentar a fala do prefeito Abilio ou de qualquer outro prefeito. Minha competência é servir e proteger a população mato-grossense”, disse.
O comandante destacou que, apenas neste ano, quase 70 tentativas de ocupações ilegais foram frustradas pela PM em diferentes regiões do estado, todas com atuação coordenada, técnica e dentro da legalidade.
“Nossos resultados mostram porque a PM é quase bicentenária. A Polícia Militar sempre serviu com muita competência, legalidade para garantir o direito dos proprietários no nosso estado”, acrescentou.
Mais de duas mil famílias ocupam, de forma ilegal, a região do Contorno Leste que é de propriedade dos familiares do produtor João Pinto foi assassinado em 2023, em Cuiabá.
No último domingo, 30 de novebro, o prefeito da Capital anunciou a regularização fundiária da população que invadiu o local. Segundo ele, a Prefeitura vai desapropriar o imóvel da família Pinto para conceder aos invasores.

