
Durante a sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Nova Mutum, o vereador Anderson Mantovan (União Brasil) apresentou a Indicação nº 320/2025, propondo ao Poder Executivo, com cópia à Secretaria Municipal de Saúde, a criação e implantação do “Cartão Cidadão de Nova Mutum”.
A iniciativa tem como objetivo identificar e cadastrar os moradores do município, garantindo prioridade no atendimento aos mutuenses nos serviços públicos de saúde.
De acordo com o parlamentar, a medida busca organizar o fluxo de atendimentos e evitar a sobrecarga da rede municipal, causada pelo aumento de pessoas não residentes que buscam consultas, exames e benefícios em Nova Mutum. “O sistema de saúde além de eficiente deve ser justo.
O Cartão Cidadão é uma ferramenta moderna de gestão, que assegura o direito dos moradores e preserva a sustentabilidade do serviço público”, destacou Mantovan.
A proposta visa estabelecer um cadastro unificado que permitirá à administração municipal priorizar os cidadãos que residem e contribuem com o município, sem restringir o atendimento de urgência e emergência para quem necessitar. O projeto, conforme explicou o vereador, é constitucionalmente seguro e humanizado, alinhado ao princípio da eficiência administrativa previsto na Constituição Federal.
Além de otimizar a gestão, o Cartão Cidadão permitirá maior controle na marcação de consultas, distribuição de medicamentos e encaminhamento de pacientes, garantindo transparência e melhor uso dos recursos públicos.
A iniciativa reflete o compromisso da Câmara de Vereadores de Nova Mutum em defender políticas públicas que fortaleçam os serviços municipais e assegurem qualidade no atendimento à população.


