Forças de segurança conseguiram desobstruir todos os bloqueios iniciados na última quinta-feira (17).
Não há nenhum bloqueio total de rodovia federal em Mato Grosso. A informação foi confirmada pelo superintendente da Polícia Rodoviária Federal em Mato Grosso, Francisco Élcio Lima Lucena, na manhã desta quarta-feira (23).
Ainda na manhã de terça (22), as Forças de Segurança usaram tropas de choque e a cavalaria para desobstruir a BR-163 em Lucas do Rio Verde e somente a BR-364 em Primavera do Leste ainda tinha bloqueio total do tráfego.
As autoridades públicas monitoram a situação com ainda mais atenção depois dos casos de violência registrados no sábado, quando uma base da concessionária Rota do Oeste foi atacada em Lucas do Rio Verde, e na segunda, quando ataques contra veículos foram registrados em Sinop. Além disso, ainda no fim de semana, explosivos foram encontrados sob uma ponte em Comodoro.
Uma pessoa foi presa por causa do ataque em Lucas e os dois responsáveis por queimar veículos em Sinop também foram detidos. Segundo a PRF, pelo menos cinquenta participantes dos protestos estão sendo monitorados.
As manifestações tiveram início após a divulgação do resultado da eleição presidencial, em 30 de outubro, mas os atos de violência começaram a ser registrados após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de bloquear as contas de supostos financiadores dos atos.