
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca para Nova York neste domingo (21) para participar da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU). A viagem ocorre em um momento de atrito diplomático entre Brasil e Estados Unidos, principalmente após a imposição de sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros pelo presidente dos EUA, Donald Trump.
Na terça-feira (23), Lula fará o tradicional discurso de abertura do debate de líderes. É praxe que o representante brasileiro seja o primeiro a discursar no evento, seguido pelo líder dos Estados Unidos. Esse protocolo levanta a possibilidade de um encontro breve entre os dois presidentes nos corredores da sede da ONU.
A relação entre os dois países ficou ainda mais tensa depois que o governo Trump impôs uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A medida, que atingiu diversos setores da economia, foi vista como uma tentativa de pressionar o Brasil a não julgar o ex-presidente Jair Bolsonaro. Bolsonaro foi condenado a mais de 27 anos de prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por tentativa de golpe de Estado.


