ovem de 22 anos e um adolescente de 17 foram presos por porte ilegal de arma de fogo e tentativa de homicídio de um homem de 45 anos na cidade de Alto Paraguai (218 km a médio norte de Cuiabá) na noite desta sexta-feira (22). A dupla foi detida horas após o crime no município de Diamantino (208 km a médio-norte de Cuiabá) e foi apreendido um revólver calibre .38, com 5 munições intactas.
Segundo informações do boletim de ocorrências, uma mulher foi até a a unidade de pronto atendimento (UPA) do município de Alto Paraguai pedindo socorro para o marido, que havia sido baleado na casa em que se mudaram recentemente. A Polícia Militar acompanhou a equipe médica da ambulância até o endereço informado e encontrou a vítima caída do lado de fora da casa, consciente e com ferimentos provocados por tiros.
Aos policiais, a vítima relatou que dois indivíduos em uma motocicleta se aproximaram da residência, quando em dado momento o garupa desceu e se dirigiu até ele, permanecendo na parte escura do local. O suspeito teria dito que estava ali para “buscar um bagulho”, e em seguida sacou uma arma de fogo, efetuando os disparos. Após a ação, os criminosos fugiram na motocicleta, tomando rumo ignorado.
A esposa da vítima confirmou as informações do marido, acrescentando que desconhecia a motivação do crime, pois estavam morando de favor no local. Questionada se teria reconhecido os agressores, respondeu que não, relatando apenas que o garupa era de estatura e porte físico médios, trajava bermuda jeans e camisa de manga comprida de cor aparentemente branca, e permaneceu em local escuro, o que impossibilitou o reconhecimento facial.
Durante diligências a equipe policial recebeu denúncia informando que dois homens estariam em uma motocicleta sem placa, seguindo em direção ao bairro Novo Diamantino, na cidade vizinha. De imediato, os policiais se deslocaram até o local indicado. Com base nas características dos suspeitos e do veículo, a equipe conseguiu localizá-los.
Ao perceberem a aproximação da viatura, os indivíduos tentaram fugir, iniciando uma perseguição. Em determinado momento, abandonaram a motocicleta, atiraram contra os policiais e fugiram para uma área de mata.
As equipes realizaram o cerco e conseguiram localizar os suspeitos. Durante a abordagem, um deles voltou a atirar contra os policiais, que novamente revidaram, atingindo o braço esquerdo do agressor. O Corpo de Bombeiros foi acionado e prestou os primeiros socorros no local.
Questionado sobre a tentativa de homicídio em Alto Paraguai, o adolescente confessou à equipe que foi o autor dos disparos, a mando de uma facção criminosa rival. Ele também afirmou que estava conduzindo a motocicleta, pertencente ao comparsa.
Diante dos fatos, os dois suspeitos e o material apreendido foram encaminhados à delegacia, para as providências cabíveis.