Uma bebê recém-nascida foi encontrada abandonada dentro de uma sacola de plástico, em um lixo, no Bairro CPA 4, em Cuiabá, nesta quinta-feira (10). A bebê, com aparentemente três dias de vida, foi resgatada por policiais militares.
De acordo com a PM, a equipe foi abordada por populares que denunciaram terem ouvido choro de um bebê , dentro de um lixo. No local indicado, a bebê foi localizada com roupas, mas ainda com cordão umbilical e restos de placenta em seu cabelo.
A vítima foi encaminhada até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Morada do Ouro, onde passou por consulta e exames. A criança é do sexo feminino e pesa por volta de três quilos.
A polícia informou que a recém-nascida está bem e passará por exames complementares no Instituto Médico Legal (IML) e, posteriormente, será acolhida pelo Conselho Tutelar.
Um boletim de ocorrência também foi registrado e o caso deve ser investigado pela Polícia Civil.
Entrega voluntária
Um projeto do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) permite que a gestante ou mãe que manifeste interesse em entregar o filho para adoção, antes ou logo após o nascimento, seja encaminhada à Justiça da Infância e da Juventude. Esse processo esta previsto no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).
Como funciona o processo
- No processo, a mulher é ouvida e acompanhada por uma equipe técnica;
- O processo é sigiloso, protege a mãe e a criança;
- É acompanhado e autorizado pelo Poder Judiciário;
- O bebê é encaminhado para ser adotado por pessoas inscritas no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento.