Os profissionais da educação da rede municipal de Nova Mutum, (242 km de Cuiabá), cobraram compromisso dos vereadores com a valorização salarial da classe. A

O  ato foi na noite da última segunda-feira, (10/03), e lotaram a Câmara Municipal durante solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
Com faixas e cartazes, os representantes da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), no município, destacavam que o caminho para valorizar as mulheres, maioria no segmento da educação.

Segundo o presidente da subsede do Sintep/Nova Mutum, Márcio Nascimento, a cobrança por melhorias salarias é para toda a categoria, homens e mulheres, contudo foi oportuno a presença na data alusiva ao Dia Internacional das Mulheres, para tirar do discurso o compromisso com os direitos das mulheres, entre os quais salários dignos.
O presidente informa que a pauta sobre recomposição salarial é uma das que foi debate na quarta-feira (12/03), numa reunião com os representantes da Comissão de Educação da Câmara Municipal.

“Foi oportuna nossa participação na atividade legislativa de segunda-feira, para inclusive estender as nossas cobranças. Nossa reivindicação é o respeito à carreira, não apenas com salários, mais para a construção do Plano de Cargos Carreira e Salários (PCCS). Apresentamos aos parlamentares uma tabela de comparação salarial com vários municípios de porte de Nova Mutum, e até inferior, e constatamos que o nosso está muito defasado”, disse.
Os trabalhadores da educação da rede municipal buscam dialogar com o executivo e o legislativo para avançar na elaboração do PCCS a partir das defesas e necessidades dos educadores. Segundo relata o dirigente sindical, existe um esboço de PCCS elaborado pela secretária municipal de educação, sem participação da categoria.

“O Plano de Carreira é do servidor, é uma política continua que deve ser construída coletivamente pela categoria. A administração pode participar, mas lembrando que as defesas não devem atender somente aos interesses do governo”, destaca reivindicando o debate com os vereadores.
O debate para a construção do PCCS, assim como a luta para a implementação do Piso Salarial Profissional Nacional, são as pautas em debate com a categoria. A subsede do Sintep/Nova Mutum está com ampla representação nas escolas do município, onde elegeu RUES (Representantes de Unidades Escolares) nas 17 escolas e creches, entre as 18 unidades municipais existentes.

A redação entrou em contato com a assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores, que disse que iria coletar mais informações com o presidente da casa.
Já a assessoria do executivo disse que o governo não foi oficializou da pauta do sintep e que o jurídico está aguardando ser informado oficialmente.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias