Começa na próxima terça-feira (1) e vai até 31 de janeiro do próximo ano o período de Defeso da Piracema. Será permitido a pesca de subsistência e desembarcada nos rios das bacias hidrográficas do Paraguai, Amazonas e Araguaia-Tocantins. O Conselho Estadual de Pesca (Cepesca) decidiu manter o mesmo período dos últimos anos em todas as bacias hidrográficas de Mato Grosso baseado nos estudos de monitoramento reprodutivo dos peixes de interesse pesqueiro.
A Sema alerta que, nas unidades de conservação da categoria de proteção integral, a atividade da pesca é proibida durante todo o ano. Ao todo, Mato Grosso abriga 68 áreas protegidas sob a jurisdição da União, do Estado ou do Município.
A secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) e a de Segurança Pública lançam, na terça, a operação de defesa que será na Orla do Porto, em Cuiabá, e será apresentado o reforço do policiamento em preservação e visando garantir o cumprimento das leis ambientais no período de reprodução dos peixes. Até janeiro serão realizadas ações de fiscalização por meio de barreiras móveis e fixas, patrulhamento terrestre e fluvial.