LUTO NA COMUNICAÇÃO; Morre em Cuiabá o jornalista Ailton Segura

O jornalista e professor universitário aposentado Ailton Segura morreu na noite dessa sexta-feira (20) em Cuiabá. Ele lutava contra problemas renais e cardíacos.

O profissional também teve um câncer e chegou a ficar hospitalizado em maio deste ano, quando familiares chegaram a pedir doações de sangue devido a um diagnóstico de anemia. O tratamento havia sido feito em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital particular na capital.

Segura, como era conhecido, foi um dos responsáveis pela fundação do curso de jornalismo na UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso), onde atuou como professor formando centenas de profissionais.

Ele também deu aulas na extinta faculdade IVE (Instituto Várzea-grandense), em Várzea Grande, na Unemat (Universidade de Mato Grosso) – campus Tangará da Serra – e na Unic (Universidade de Cuiabá). Ele é autor do livro ‘Jornalismo 5.0 – Elementos de uma estética para o jornalismo’.

Segura foi sub-secretário de Comunicação do Governo de Mato Grosso, coordenador de Comunicação Social do Governo de Mato Grosso e editor de jornais impressos. Tinha mestrado em Ciências da Comunicação pela USP (Universidade de São Paulo), e doutorado pela Universidade do Minho, em Portugal.

Referência no jornalismo, Segura marcou gerações. Colunista do Primeira Página, a jornalista e apresentadora na TV Centro América, Luzimar Collares, lamentou a morte do profissional.

“Professor Segura inspirou toda uma geração de alunos. Estudei na UFMT, e na sala de aula seus ensinamentos me inspiraram a ser uma jornalista com muito senso crítico. Era uma característica dele incentivar seus alunos a terem um texto bem feito”.

Ailton José Segura nasceu em Sorocaba (SP). Se formou em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, em 1978, pela Faculdade Casper Líbero. Chegou em Mato Grosso em 1984, trabalhando como correspondente da Folha de São Paulo.

Segura deixa esposa e um casal de filhos. Informações sobre velório e sepultamento não foram divulgadas até a publicação desta matéria.

Compartilhar

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Imprimir

últimas Notícias