Apesar do alívio dos focos de queimadas em alguns pontos do estado, a mudança de tempo nesse último fim de semana, trouxe impactos para a rede de distribuição de energia. Entre sábado e domingo, segundo a concessionária de energia (Energisa) houve a queda de cerca de 100 postes no Estado, principalmente na região entre Sapezal e Brasnorte (510 e 588 quilômetros de Cuiabá, respectivamente).
Conforme o coordenador de operação da companhia, Edvaldo Araujo, essas condições se agravam em regiões descampadas, com rajadas de vento acima dos 60 km por hora. “As estruturas da rede elétrica da concessionária são projetadas e construídas com materiais resistentes para que em situações adversas, com uso de ferro e concreto. Porém, as condições apresentadas são extremas. Quando a chuva encontra campos abertos, o vento fica sem resistência e essa pressão sobre as redes de energia é muito maior”, explicou, através da assessoria.
O coordenador também recomendou cuidados visando a segurança dos moradores. “Por exemplo, não chegue perto de forma alguma do poste e da rede elétrica e acione a empresa. Além disso, é importante manter um raio de pelo menos dez metros de segurança, ao ver fios caídos. Como a água é um condutor elétrico natural, pode provocar choques e até mesmo acidentes mais sérios,” acrescentou. Edvaldo.
O temporal também causou estragos em armazéns em Brasnorte. Não houve registro de feridos.