A administração pública em Nova Mutum iniciou os trâmites de processo licitatório, visando a prestação de serviços na instalação e configuração de estrutura de segurança por áudio e vídeo (vídeomonitoramento), em atendimento às instituições de ensino infanto-juvenil, fundamental e de educação básica, vinculadas à secretaria municipal de Educação. A fase correspondente de registro de preços será dia 18.
Serão investidos R$ 192 mil para o funcionamento de câmeras de segurança em áreas estratégicas como corredores, salas de aula, entradas e áreas de recreação de escolas na área urbana, além das comunidades Pontal do Marapé e São Manoel. A vigência contratual foi estipulada em 12 meses, podendo se prorrogado por até 10 anos, de acordo com as necessidades da gestão.
No edital, a prefeitura destacou que, atualmente, os locais têm guardas noturnos e agentes de portaria para controlar o fluxo de entrada ou saída diuturnamente, bem como monitoramento através de sistema de alarme por proximidade. No entanto, ressalta que os equipamentos deverão ser cruciais na prevenção de comportamentos inadequados nas dependências.
“A simples presença dessas câmeras pode atuar como um forte dissuasor para potenciais infratores. Sabendo que estão sendo monitorados, alunos e visitantes tendem a pensar duas vezes antes de cometer atos de vandalismo, bullying ou qualquer forma de violência”, “as gravações fornecem provas concretas que podem ser utilizadas para investigar e tomar medidas”, segundo o documento oficial.
Outro questão levantada, através do certame, remeteu à capacidade de verificação e resposta em tempo real. “Em situações emergenciais, como brigas, invasões ou emergências médicas, a equipe administrativa pode responder de maneira rápida e eficaz, minimizando danos e garantindo a segurança de todos. O monitoramento constante permite uma intervenção imediata”.
O poder executivo concluiu que os aparelhos a serem utilizados para o andamento dos serviços já se encontram em licitação, realizada à parte.