De autoria da parlamentar Lurdes Costa Marques, e apresentado em coautoria com os vereadores Altair Marcos de Albuquerque e Elenilson Tavares de Lima, um pedido encaminhado ao prefeito Leandro Félix, por meio da solicitação de nº 173/2024, que dispõe sobre a necessidade de uma equipe multidisciplinar para atender as escolas do Distrito Ranchão, comunidade São Manoel e Pontal do Marape, com intuito de orientar sobre as problemáticas enfrentadas no dia-a-dia das crianças e adolescentes do município de Nova Mutum.
O pedido apresentado pelos vereadores esclarece que, embora o Brasil seja um país muito rico, ao falarmos sobre a situação das crianças e adolescentes, o panorama é bem complicado e existem muitas dificuldades a serem enfrentadas.
Os parlamentares defendem ainda que a adolescência é uma fase complicada para a maioria das pessoas, uma vez que este é justamente o período em que o indivíduo começa a formar sua própria opinião, questionar as verdades que lhe foram apresentadas e criar sua identidade.
Diante disso, os vereadores ressaltam que esta fase da vida é marcada por muitas transformações físicas, psicológicas e hormonais, e todas essas mudanças podem gerar ansiedade e uma sensação de vulnerabilidade.
Muitas mudanças afetam os adolescentes, e eles passam a sentir uma grande necessidade de se enquadrar nos padrões sociais e midiáticos, desejando ser aceito. Neste sentido é que propomos esta medida de apoio, para ajudar a orientá-los justificou a vereadora Lurdes.
A demanda também esclarece que a estrutura e organização do pensamento passam por um grande processo de transformação ao longo da adolescência, uma vez que o indivíduo já não é mais criança e ainda não atingiu a maturidade da vida adulta, portanto, justificando ainda mais o pedido apresentado.